CONHECER O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA NA ESTAÇÃO DA LUZ, SÃO PAULO : UMA VISITA VIRTUAL.

April 1st, 2006 por fernando_vilarinho

O local escolhido para a instalação do primeiro Museu da Língua Portuguesa não podia ser mais apropriado: a cidade de São Paulo, a maior urbe de falantes (superior à dezena de milhões) da Língua Portuguesa em todo o Mundo. A escolha do local também se revelou muito feliz pois recaiu sobre o admirável edifício da Estação da Luz, daí também se chamar ao museu “Estação Luz da Nossa Língua”.

O museu que foi inaugurado em 20 de Março de 2006, é o 2º do género em todo o mundo (depois do “Museu da Língua Africâner“, localizado na África do Sul) e possui uma superfície superior a quatro mil metros quadrados, dispondo-se ao longo de 3 pisos. O museu é constituído por um espaçoso Hall de entrada, por um grande auditório (com capacidade para cerca de meio milhar de pessoas), uma ampla Praça da Língua, e por múltiplas salas de exposições (umas permanentes, outras temporárias), entre muitos outros espaços.

Sendo a Língua Portuguesa a base da Cultura brasileira, revela-se fundamental que os seus falantes a dominem o melhor possível, quer a nível da expressão escrita, quer a nível da expressão oral, para dela retirarem o maior proveito no seu dia-a-dia.
O Museu da Língua Portuguesa pretende ser mais um importante instrumento de contribuição para a consolidação e promoção da Língua Portuguesa, quer no Brasil, quer pelo mundo fora.
Tal como a Língua é um meio privilegiado de comunicação e interacção entre as pessoas também o objectivo principal do Museu é o máximo de interactividade dos materiais e serviços que apresenta com os seus visitantes.

Os vários espaços deste moderno museu foram concebidos para manifestarem um ambiente multimédia, congregando imagens, música, vídeo, a voz humana, etc. onde estão representados dezenas de artistas e autores brasileiros, uns que participaram na elaboração das exibições, outros grandes nomes da Língua Portuguesa que são evocados.

Entre esses ARTISTAS E AUTORES temos:

Autores: Carlos Drummond de Andrade, Fernando Pessoa, Machado de Assis, Euclides da Cunha, Camões, Gregório de Matos, Guimarães Rosa, etc.
Música e sons : Arnaldo Antunes, Chico Buarque, Vinicius de Moraes, Zélia Duncan, Bete Coelho, José Miguel Wisnik, Arthur Nestrovski, Maria Bethânia, Juca de Oliveira, etc.
Cineastas: Tadeu Jungle, Marcello Dantas, Victor Lopes, Carlos Nader, etc.

Os ESPAÇOS DO MUSEU e suas respectivas exposições são as seguintes:

- logo na entrada pode-se observar a “Árvore da Língua”, uma mega escultura (com cerca de 16 metros de altura) criada pelo designer Rafic Farah. em que se tenta visualizar de uma forma mais simplificada a evolução e toda a exuberância e prodigalidade da Língua Portuguesa. As raízes dessa Árvore’ são formadas por palavras arcaicas que deram origem à Língua Portuguesa.

- local de Exposições Temporárias. A primeira mostra, que estará patente ao público durante seis meses, é sobre a obra “Grande sertão: veredas”, de Guimarães Rosa, em virtude de esta ter sido publicada há 50 anos. Esta exposição, subdividida em sete mostras foi concebida por Bia Lessa.

- Auditório. Onde são passados, numa tela de nove metros de largura, filmes sobre a origem, a história, a diversidade, a importância da linguagem e das línguas para o Homem.

- Praça da Língua. Este espaço, uma espécie de anfiteatro, afigura-se uma das principais áreas do Museu, até pela sua profusa dimensão. Aqui são difundidos textos das obras clássicos da prosa e da poesia em Língua Portuguesa, quer em sons, quer em imagens, fixas ou em vídeo. É um “planetário” de palavras no qual efeitos visuais são projectados no tecto e num piso que se alumia.

- Grande Galeria. Espaço que tenta simular a sensação que nos encontrámos numa estação de trem (como se já não estivéssemos). Estamos perante um extenso corredor ao longo do qual se dispõe uma longa tela de 106 metros de comprimento. A concepção deste espaço foi coordenada por Helena Tassara. São projectados vídeos que evidenciam a forte presença e riqueza da Língua no quotidiano: emprego, Carnaval, futebol, música, etc.

- Linha do Tempo da História da Língua Portuguesa, desde há seis mil anos (raíz do Indoeuropeu), passando pelo Latim clássico e vulgar, as línguas românicas antigas, até à actualidade. Num grande painel, são mostradas as três Línguas principais que formam o português falado no Brasil - o português de Portugal, a Língua dos Índios e dos africanos. É também apresentado através de 120 relevantes obras da Literatura brasileira a evolução do português falado no Brasil.

- Mapa de Falares. Onde é apresentado um grande mapa interactivo dos diversos falares do Brasil. O visitante pode seleccionar um estado e ouvir o modo de falar dessa região.

- Palavras Cruzadas Constituído por oito totens multimédia interactivos, cada um representando uma Língua que formou e/ou influenciou o português brasileiro onde os visitantes podem interagir com estes totens de modo a descobrir a origem (etimologia) das variadas palavras da Língua Portuguesa.

- Beco das Palavras. Compostos por diversos ecrãs interactivos onde os visitantes podem se divertir construindo e reconstruindo diversas palavras da Língua Portuguesa

Como é referido no website do Museu “trata-se de um museu vivo da língua, onde os brasileiros podem se reconhecer e se conhecer melhor; lugar que evoca a especificidade e a riqueza da língua portuguesa do Brasil e busca, assim, reforçar o sentimento de pertencimento e responsabilidade com o país. O objetivo maior é fazer com que as pessoas se surpreendam e descubram aspectos da língua que falam, lêem e escrevem, bem como da cultura do país em que vivem, nos quais nunca haviam pensado antes. Que se espantem ao descobrir que sua língua tem todos aqueles aspectos ocultos.”
Essas pessoas utilizam o português como sua língua materna das mais diversas maneiras: comunicam-se com muita criatividade, usam neologismos, inventam imagens, têm humor. “Deseja-se que, no museu, esse público tenha acesso a novos conhecimentos e reflexões, de maneira intensa e prazerosa.”

E para concretizar tais admiráveis objectivos a que o museu se propõe o principal mentor do museu teve de ser, nem mais nem menos, que o mais reputado Designer de museus (e também de bibliotecas) do mundo, o americano Ralph Appelbaum. Entre as suas múltiplas obras de Design destaca-se o Museu das Religiões do Mundo (em Taiwan), o Museu do Holocausto (nos Estados Unidos), o Newseum (na Austrália), o Brasil 500 / Rede Globo, de diversas galerias do Museu Norte-Americano de História Natural, o Museu da Intel. A nível de bibliotecas destaca-se o recente trabalho realizado na Biblioteca do Presidente Clinton (nos Estados Unidos) , bem como diversas exposições que já realizou na New York Public Library.

A reconversão da Estação da Luz para o Museu é da autoria e Paulo e Pedro Mendes da Rocha, pai e filho (ambos brasileiros). A direcção do museu pertence a Isa Grinspun Ferraz, socióloga, que coordenou uma equipa composta por cerca de 30 dos maiores especialistas em Língua Portuguesa do Brasil, entre os quais Antonio Risério, Alfredo Bosi, Ataliba de Castilho, José Miguel Wisnik, eda Pessoa de Castro (línguas africanas) ou Aryon Rodrigues (línguas indígenas). A Direcção Artística foi atribuída a Marcelo Dantas.

O Museu teve um custo orçado em 37 milhões de reais (14,5 milhões de euros), repartidos sobretudo entre a Secretaria da Cultura paulista em conjunto com a Fundação Roberto Marinho. Entre os muitos outros contribuintes estão o Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social (BNDES), a Fundação Calouste Gulbenkian, a Fundação Luso-Brasileira e CPLP.

Fonte das Fotos:
Website do Museu (3 primeiras)
Artigo na Wikipédia (foto inferior)

Ver análise crítica “No Mínimo”

Informações Úteis :
Localização : Estação da Luz, na Praça da Luz, s/nº, região central de São Paulo.
Horário de funcionamento : Terça-feira a Domingo, das 10 às 18 horas
Custo das entradas : R$ 4,00 ; (geral) R$ 2,00 (estudantes) ; entrada gratuita para menores de dez anos e professores do ensino público.
Telefone : (0/xx/11) 3326-0775.
Website : Museu da Língua Portuguesa



142 Responses to “CONHECER O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA NA ESTAÇÃO DA LUZ, SÃO PAULO : UMA VISITA VIRTUAL.”

  1. BSF - Bibliotecários Sem Fronteiras » O MUSEU DE LÍNGUA PORTUGUESA, EM SÃO PAULO, ÚNICO DO GÉNERO EM TODO O MUNDO ! Says:

    […] A língua é de todos, pode ser oral, escrita, cantada, musicada, dançada’, fala Dantas, que também é responsável pela produção da projeção da Praça da Língua e de alguns dos filmes da Grande Galeria, dois locais multimídias do museu, onde são realizadas atividades. […]

    http://biblio.crube.net/?p=954

  2. Maria Sette Says:

    Dear Sirs,
    This site has several and serious grammar, spelling and style problems. It should be revised by a Portuguese teacher.

  3. Cristina Says:

    Gostaria de rever o painel da Linha do tempo da História da Língua Portuguesa.

  4. Claudia Says:

    Gostaria de ter maiores informações sobre a visita do museu,para levar uma turma cujo cursa o3ºEM.tais com:
    Agendamento,custo,etc…

  5. Andrea Says:

    Gostaria de saber telefone de contato para agendamento monitorado.

  6. diogo de miranda oliveira Says:

    gostaria de saber qual é o telefone do museu e como faço para agendar uma visita de um grupo de adolecentes de um centro comunitário???obrigado!!!

  7. Anjin Says:

    Gente, leiam o artigo inteiro, o telefone do Museu está lá, no final, junto com os horários de funcionamento.

    Telefone : (0/xx/11) 3326-0775.

  8. Cristina Says:

    Eu queria que tivesse a obra de Guimaraes Rosa “Grandes Sertoes Veredas”.

  9. Prof º Lete Says:

    Tentei inúmeras vezes falara através do teleforne de contato para agendamento. Não consegui. Por favor, quero levar meus alunos aqui do interiorrr para conhecerem o Museu. Gostaria de aproveitar a ocasião, pois os levarei a Sampa no dia 24 de outubro próximo para visitarem o museu afrobrasil. Como faço para conseguir visitar vocês? Respondam-me.

  10. thiago Says:

    gente amei ess materia sou um estudante de limeira e gostaria de conhecer este museu!
    apesar de so ter 14 anos sou facinado por literaturas e acho que eu adoraria conheçer este museo!
    mas um dia ainda eu consigo!
    gostaria de saber ate quando o museo ira ficar em são paulo!

  11. sfsdgdsfgs Says:

    Eu sou feliz!!!!!!!!!!

  12. lili Says:

    Oi coloquem + fotos. ok

  13. claudiaconde Says:

    como agendar escurssão

  14. sonia Says:

    queria receber sempre informações sobre as exposições, e gostaria de obter dicas para visitação para levar 35 alunos da 4ª série de uma escola municipal

  15. Altina Abadia da Silva Says:

    Adorei, ter todas essas informações que vcs oferecem nesta página, vou acompanhar um grupo de estudantes do curso de pedagogia aqui do Campus de Catalão/Go da UFG, em uma visita ao museu no dia 10/11.

  16. daniela Says:

    Eu adorei ver as fotos sempre tive curiosidade de conhecer um museu tao interessante nunca viajei para o Rio de Janeiro nem pra Sao Paulo mas agora descobri que posso descobrir tudo que quero pela internet mais com certeza e muito mais emocinante ver pessoalmente.Como esse museu.SOU DE GURUPI-TO CIDADE DO INTERIOR.FAÇO A 4 SERIE. OBRIGADA

  17. daniela Says:

    ADOREI VER TUDO ISSO E QUERO +!!!

  18. Ana Campos Says:

    Ola, sou uma jovem adolescente que estuda ciêcias de comunicação e como portuguesa que sou é com muito entusismo e felicidade que vejo a nossa língua tratada como ela merece,por isso felicito a todos que contríbuiram para este museu!espero um dia poder visitar, e deliciar-me… se me pudessem enviar exemplos das salas beco das palavras e palavras cruzadas agradecia, pois de toda a informação que está disponivel na internet não é satisfatória para eu ter uma melhor percepção. Obrigada.

  19. Marileide Bezerra Says:

    Terminei o Curso de Letras esse ano e adoraria conhecê-lo, pois acredito que todos os professores dessa aréa gostaria, seria uma realização completa! Um dia quem sabe?!!! Irei deixar meu comentário dizendo que fui vizitá-lo e deixar as minhas impressões!!!
    Se vocês podessem enviar matéria sobre a linha do tempo da historia da língua portuguesa e mapa de falares, pois trabalho com alunos de escola pública e não tenho muito material.
    Sou do inteiror da Bahia, cidade - Santa Brígida.

  20. Marileide Bezerra Says:

    Terminei o Curso de Letras esse ano e adoraria conhecê-lo, pois acredito que todos os professores dessa aréa gostaria, seria uma realização completa! Um dia quem sabe?!!! Irei deixar meu comentário dizendo que fui vizitá-lo e deixar as minhas impressões!!!
    Se vocês podessem enviar matéria sobre a linha do tempo da historia da língua portuguesa e mapa de falares, pois trabalho com alunos de escola pública e não tenho muito material.
    Sou do inteiror da Bahia, cidade - Santa Brígida.
    Obrigada!!!!

  21. Semíramis Says:

    VIRGEM SANTA, professor de português escrevendo visita com Z é de matar a língua… precisa msm visitar o museu e estudar mais…

  22. Marileide Bezerra Says:

    Agradeço a sua correção, pois acredito que as críticas construtivas são bem vindas!!!!!!! Porém acredito que vc nunca ouviu falar em erro de DIGITAÇÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  23. Kamyle Says:

    Credo ai é cobra comendo cobra!!!!!!!!!!!!!!
    RSRSRSRRS

  24. REGINA MARCHIORI Says:

    BOM DIA. POR GENTILEZA GOSTARIA DE SABER COMO PODEREI ESTARA AGENDANDO UM GRUPO DE ESTUDANTES DE DIRETO DE GOIÂNIA-GO. QUAIS OS CUSTOS DE ENTRADA, E COMO PODEREI FAZER UM AGENDAMENTO MONITORADO, E SE TERIA ALGUM CUSTO PARA O ALUNO, DESTE MONITORAMENTO.
    ATENCIOSAMENTE
    REGINA

  25. José Dias Rego Says:

    Como viram o enredo da Escola de Samba da Mangueira(”Minha Pátria é minha Língua, Mangueira meu grande amor, Meu Samba vai ao Lacio, colher a última flor”), este ano, 2007? Na penúltima estrofe, canta-se: ” …hoje, a herança portuguesa nos conduz, à estação da Luz”.

  26. cris Says:

    Adorei este espaço!!!!!
    espero poder um dia contribuir

  27. Sueli Munhoz Says:

    Ainda não tive a oportunidade de conhecer esse maravilhoso espaço cultural,mas uma colega de trabalho ao visitar com a equipe pedagógica da Diertoria de ensino Campinas-Oeste, relatatou-nos que é realmente surpreendente. E realmente eu pude ter uma boa noção de que é mesmo ótimo atraves desse website. Pretendemos visitar com nossos alunos em abril próximo. Eu sou de Valinhos.

  28. Sueli Lima Says:

    Olá, é um imenso prazer expressar o meu enorme desejo de visitar o Museu da Língua Portuguesa.Estou me programando para visitá-lo em julho. Moro no sudeste no Pará, um “pouquinho” longe de Sampa.
    Um abraço à todos.

  29. thaise gondim santiago Says:

    EU ADOREI MESMO TER COMECIDO VIRTUALMENTE EU QUERO IR AI E COMEÇER DEPERTINHO CADA CONTO DESSE MUSEU LINDO E MARAVILHOSO

  30. bianca Says:

    achei muito bonito eu vou com a escola !

  31. sueliperrone Says:

    `Considero de extrema importância a divulgação de informes como custos - programas e acesso de agendamento para alunos das escolas públicas do interior do Estado de São Paulo, que têm propostas pedagógicas. O telefone está com defeito. Que pena parece que estou sem sorte!

  32. José Falcão de Castro Says:

    É uma boa iniciativa, este museu, e espero que ele frutifique em outros países de lingua portuguesa, ou que tenham grandes comunidades de falantes do português. Aliás, o Brasil é hoje o maior propagador do português, e por que não dizer, das línguas neo-latinas, atraves de sua exuberante cultura, em que o Negro, no caso afro-brasileiro, e o indígena, são a grande força: samba, capoeira, carnaval, escolas de samba, culinária, ervas medicinais, etc..

    uma boa iniciativa,

  33. rubens Says:

    Gostaria de saber sobre funcionamento dos dias 06e 07 de abril de 2007, pois, estarei em São Paulo e pretendo visitá-lo.
    Agradecido,
    Rubens

  34. amanda Says:

    eu achei otimo eu adorei d+ foi muito bom nao tenho palavras foi muito bom e eu me diverti d+ e legal chauuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

  35. fabricia Says:

    O Museu da Lingua Portuguesa é o melhor de todos que eu já vi. Acho que foi um ótimo investimento que já fizeram pra nossa cultura. Se eu morasse em São Paulo, com certeza iria sempre que pudesse.

  36. Susana Reis Says:

    Oi Pessoal!
    O QUE É QUE VOCÊS GOSTARAM MAIS DE VER NO MUSEU? Tou curiosa.
    O que eu mais gostei foi a Praça da Língua!

  37. vanessa katia Says:

    Fui no ano passado e ainda tenho as lembranças fresquinhas;foi maravilhoso!!! moro em juquia sp e vou visitar mais vezes,visitem tambem!!!!!

  38. Pamela e Betyna Says:

    Oii… a gente foi ontem e amoooo o museu….foi mto xowwww…..todos deveriam visitar esse museu….
    Bjuxz!

  39. iane Says:

    Achei muito interesante,adorei as fotos
    estavam muito legual.Gostei muito de ter lido
    e isso ficará pra sempre no meu pensamento.
    Obrigada

  40. wendell Says:

    Gente…
    adorei as fotos gostei muito de ter lido, muito interessante…
    É muito importante visitar essa exposição…
    obrigado!

  41. ludmila Says:

    Bem!!!
    Conhecer o museu da lingua portuguesa foi muito legal, la vc ve tudo o que vc precisa tudo o que vc quer, fora o telao que é irado, quando eu fui la, tinha gente com o mp3 cravando para um trabalho, ate mesmo a minah mae que nunca gostou de portugues ela adorou e pra provar que eu gostei eu vou la mais vez sabado que vem eu to la denovo.
    Bem as coisas la sao muito enteresante se vc entrar la dentro do museu vc nao vai querer sair mais,ha pinacotece tbm é muito legal super inteligente que organizou tudo isso….
    pena que os brasileiros nao dao valor…
    quando eu fui a maioria é ratudo de escurçao,tinha gente de campinas de extrama que eu encontri ate aminah tia em…
    mais quem nao foi nao sabe o que ta perdendo por que se for vcs vao adorar como eu…

  42. LUIZ GONZAGA SILVA Says:

    Acho muito interessante a idéia de levar o máximo de pessoas possíveis a interessar-se pela língua que se fala. É também pela deficiência na comunicação escrita ou falada que se toma muitas decisões equivicadas na nossa vida. Por tudo isso é que sóm podemos aplaudir a iniciativa de museus como este.

  43. Lucas Says:

    Eu gostei esse site!!!!!

  44. karol Says:

    eu adorei esse site

  45. eliene estácio Says:

    visitar o museu é se permitir passear pela história e pela alma da L´ngua Portuguesa. É um encontro de reconhecimento de si mesma enquanto sujeito falante dessa nossa língua. Sente-se o efeito do que se aprende ao longio dos anos e a emoção das palavras te toca profundamente.
    eliene

  46. eliene estácio Says:

    visitar o museu é se permitir passear pela história e pela alma da Língua Portuguesa. É um encontro de reconhecimento de si mesma enquanto sujeito falante dessa nossa língua. Sente-se o efeito do que se aprende ao longio dos anos e a emoção das palavras te toca profundamente.
    eliene

  47. Luisa Says:

    Olá , estou cursando Comunicação Institucional(SP) e meu grupo escolheu o Museu da Língua Portuguesa para realização de um Projeto Integrado.A escolha foi pela importância desta instituição para todos os povos que falam esta língua.
    Pra quem ainda não foi , gostaria de estimular a visitação , o espaço é realmente muito bom , diferente e interativo.
    Para quem já foi , gostaria da opinião dos srs. quanto à:
    1)Qual a atração que mais gostou
    2)Se indicaria a visita a seus amigos e parentes
    3)Como tomou conhecimento da existencia do museu
    4)Se costuma frequentar espaços culturais e a frequencia
    5)Em qual região(País , Estado,Cidade)vc reside
    6)Qual seu ramo de atividade( estudante, comercio industria,educação, prestação de serviços , etc)
    7)qual atração gostaria de ver no Museu da Língua Portuguesa
    8)Comentários gerais

    Este trabalho é muito importante para o meu curso,uma cópia será entregue à diretoria do Museu da Lingua Portuguesa.
    Agradeço a todos que puderem cooperar.

  48. Verônica Tonezzi Pinheiro Says:

    É irado o museu, gostei muito de lá…
    Só naum gostei das gavetas q tem lá tem q fica abrindo 1 por 1 para ver o tem tem dentro, seria melhor se tive em cima de alguma para ser melhior e naum quebrar as gavetas…
    Muito obrigado pela atenção e por favopor me respondam…
    bjussssssssssssss

  49. moises sthefano Says:

    muito maneiro esses museus matheus viado

  50. dezi Says:

    fui hj dia 01/06/20007
    achei muito legal, vi varias coisas brincadeiras e jogos muitos deviertidos, e que tambem nos ensina varias pallavras novas, e o q significa, eu fui numa excurssao da minha escola, eu adororei inclusive uma pinacoteca q tem em frente ao museu…
    na proxima excurssao q vai haver, eu irei novamente..

    um abraço..
    agradeco a todos do museo por nos receber, com tanta atençao, e carinho…

  51. Bianca Says:

    o site ta muito interessante, muito bem elabora e informativo… parabéns!!!
    espero visitá-lo logo…
    bjuuuu

  52. adolfo luis de resende juliani Says:

    mt legal msm!!!
    parabens pra vcs!!!!!!!

  53. socorro alegria Says:

    Estive aí em dezembro do ano de 2006, espero voltar breve

  54. socorro alegria Says:

    Estive aí em dezembro do ano de 2006, espero voltar breve para rever esta maravilha.

  55. marleine gaúcha Says:

    a minha escola é mau chata ela que que eu fais um trabaio desses sobre esse troço de língua portuguiesa e ai, pessoal o que que eu faço????
    to ferradaaaaa!!!!!!!
    e ai jente ,da ai uma força

    R:

  56. mariana Says:

    ola
    por favor coloque mais fotos e principalmente da arvore da lingua

  57. ivanete Puell Says:

    Olá

    Sou de Muriaé-MG, mas moro e trabalho no Rio de Janeiro. Estive em São Paulo de 30 a 04 de agosto para fazer um curso e aproveitei para conhecer o Museu da Língua Portuguesa. Fiquei admiradíssima com a beleza, e a perfeição de tudo que vi no museu.É coisa de primeiro mundo.
    Todos os brasileiros deveriam ter a oportunidade de conhecê-lo.
    Confesso que fiquei a princípio muito emocionada de poder estar ali.

    Parabéns

  58. Letícia Says:

    Olá!

    Bom, ainda não estive no museu, mas já que tenho um trabalho para fazer sobre ele, não vejo melhor oportunidade.

    O site está bem interessante e os comentários tbm!

    estarei lá no final dessa semana para conhece-lo!!

    tomaraa que seja tbm bom como parece e dizem ser!

    Até +

  59. Ana Rosa Says:

    Sou secretária do Curso de Letras da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba e pretendemos levar os alunos do curso para fazer uma visita monitora. Gostaria de saber como posso agendar.
    Atenciosamente.

    Ana Rosa

  60. Maria da conceição castelo branco Says:

    Participei do evento “SP é meu destino”, e fiquei encantada com São Paulo e com o Museu da Língua Portuguesa. Senti orgulho de ser Brasileira e percebi a riqueza que é nossa língua, senti orgulho também de ser Nordestina e de esta representando este Estado tão descriminado. Já tem gente até querendo que ele suma do mapa, isso me deixa indignada, pois nosso povo é diferenciado pela sua hospitalidade, dentre outras qualidades. Bem, minha intenção em passar esse e-mail é de parabeniza-los por esta tão grande obra de arte viva, que é a nossa língua, mas também poder passar um pouquinho do que é nossa terra e nossa linguagem particular, vista de uma forma bem humorada. “Veja como é bom ser do Piauí, terra de cabra macho ué,rss”, esta tudo escrito como recebi no meu e-mail e não tem o nome do autor.

    Veja como é bom ser do PIAUÍ, é terra de caba macho ué, RSRS

    Piauiense não briga… chama pro limpo
    Piauiense não vai pra festa… ráia
    Piauiense não conserta… ajeita
    Piauiense não cola… imenda
    Piauiense não encosta… trisca
    Piauiense não vai embora… chega (e ai!!! vamu chegar!!!)
    Piauiense não bate… arregaça um
    Piauiense não dobra… quebra (quebra pra esquerda!!!)
    Piauiense não enche a barriga…. fica lotado
    Piauiense não se dá mal…. se lasca
    Piauiense não cola na prova…. pesca
    Piauiense não vai agora…vai ‘nestante’
    Piauiense não avisa…dá um toque
    Piauiense não termina… acaba logo
    Piauiense não bagunça… esculhamba
    Piauiense não vai devagar… vai só ‘narmanha’
    Piauiense não tem velho amigo… tem amigo das antigas
    Piauiense não respeita… considera
    Pra piauiense não basta ser bom… tem que ser massa

  61. gabriella Says:

    adorei vou visitar ele em sao paulo.Só tenho 10anos

  62. gabriella Says:

    Adorei o site e o museu vou conhecer com apenas 10 anos e, por favor, coloquem mais fotos mostrando a sala de projeções de cinema.

    Muito obrigada Gabriella

  63. nilton Says:

    Confesso que estou decepcionado,aliás,profundamente decepcionado.Eu não acreditaria se alguém me contasse que na página da internete(assim deveria ser escrito) dedicada ao MUSEU DA LÍNGUA PORTUESA,há tantos erros ortográficos,além de deixarem palavras do INGLÊS misturadas com as nossas,como se isso fosse aceitável.Eu tenho certeza de que para a maioria do povo,inculta e desinformada,está tudo bem,mas,assim como eu,ainda tem gente que gosta do bom e velho “português”.

  64. 100% lilian Says:

    Eu adorei conhecer pela internet e queria conhecer pessouamente Obrigada!

  65. gabi Says:

    o museu da lingua portuguesa , e chato pa caramba não gosto de portugues nem divia ter aula e chatoooooooo !!!!!!!!!!!!!

  66. zinho Says:

    O comentario anterior e demais…

  67. bruno Says:

    otimo esse museu

  68. Bruna Says:

    Queria muito conhecer este museu, aparenta ser um ótimo ponto de visitas.

  69. juliana rodrigues Says:

    Boa tarde…

    Meu nome é Juliana, moro em Londrina no Paraná e através desta venho parabenizar a todos que fazem parte desta gandiosidade e cultivam o Museu da Língua Portuguesa, enfim é um lugar magnífico!!!! todos deveriam ao menos ter a oportunidade de conhecer.

  70. Liliana Says:

    olá,
    faço arquitetura, e meu trabalho de conclusão de curso, será sobre um museu virtual, estou tendo dificuldade em encontrar material escrito sobre o assunto, estou indo a SP em breve mais gostaria se possivel que materiais sobre o museu me fossem enviados.
    grata.

  71. renan santos andrade Says:

    eu achei muito legal até porque eu e meus 2 amigos se perdemos dos professores
    mas achei muito legal

  72. alissom Says:

    o museu é fantastico gostei de i muito bom
    valeu a pena

  73. alissom Says:

    muiuto bom gosteide i lah

  74. Talita Ferreira Says:

    Gostaria de ir nesse sabado(amanha)tenho 9 anos de idade e sou estudante de um colegio muito bom!
    E tambem tenho uam carterinha de estudante se eu acho que a minha mae leu errado,porque crianças menores 10 anos nao pagam nao é
    Gostaria de saber mais sobre o Museu da Lingua Paortuguesa OK!
    BEIJOS
    Talita Ferreira

  75. marlene Says:

    Sou brasileira, de SP, mas moro em Buenos Aires. Não vejo a hora de viajar à sampa para conhecer o Museu. Tomara que possa ver algo sobre Lispector.

  76. BERENICE Says:

    Olá!
    Achei bem interessante o museu da língua portuguesa,mas fiquei curiosa em saber se quem fez o site foi um português.
    Jamais pensei que no museu da língua Portuguesa NO BRASIL eu encontrasse termos com português PT.
    Desculpem a minha ignorância ,mas o “facto ” é que realmente eu não entendi.
    Mais uma vez acredito que na língua portuguesa do Brasil tudo é aceitável.
    Nem sei se sou digna de resposta,mas gostaria muito de saber.

  77. Aline Ferrereira dos Santos Says:

    eu fui no museu da língua portuguesa no ano passado(2007)ne exposição da Clarisse L. e achei tudo muuuuuuuuuito show!!!!Adorei e espero poder voltar o mais rápido possível neste ano

  78. deoehdehuhdcus Says:

    TKJRTRHTRTRJHTRHTRHTOHRTROTHREOHTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTThtretohrepitureiyoiriyuityuoitybty
    t
    y
    u
    t
    n
    iu
    i
    ni

    uin
    ut
    in

    un
    y

    ht

    gre
    g
    reg
    re
    g
    reg
    reg
    teg
    uu
    ui
    um

    768m
    5
    m6
    4
    6
    45636

  79. deoehdehuhdcus Says:

    rftt845645787467463463764873648736476324762846632486324876463246873264876324632876487326476328746328764732647632874632846326487364873648768746328764364836463476328468326487648326487638764387648632486328463876487648763287463876487364876384687326487638746346736478364876734676438762473687264632874687326473647864836478364876328476327647326473637463643624646464646487642347637464648764634864624624876464648764644673264876872666443647364874693647647326447326446326487647326476346326473264736247638264732647647632763247437437473704884-8-48594-5845==454905gkl0r954-e95940e9k059

  80. Iracilda Pereira Canha Says:

    ADOREI CONHECER UM LUGAR DELICIOSO PELO TANTO QUE EU APRENDI.

    MUITO LINDO

    IRACILDA

  81. viviane lucia lopes Says:

    adorei esse texto
    ja fui no museu na lingua portuguesa e amei
    PARABENS!!
    só acho que divia colocar mais fotos
    xau
    bjos

  82. Everaldo Says:

    gosraria de saber sobre o nome das escolas públicas próximas ao Museu.

  83. Gabriela Says:

    MUito lindooo

  84. Aline Says:

    adorei fotos bem destacantes e com luzes ilumineichons chiques

  85. jéssica Says:

    Amei a minha primeira visita ao museu achei muito interessante!!!
    E pretendo ir novamente bjus parabéns ;)

  86. bianca Says:

    bianca
    Amei tbm ir ao museu eu e minha amiga jéssica ai em cima adoro tbm ;)
    Fomos fazer trabalho e adoramos e pretendemos voltar novamente parabénss ;)

  87. pammela Says:

    amei espero ir de novo.

    bjssssssss museu.

  88. sou muito lindaaa sou a fernanda! Says:

    Gostei muito do museu e amo o rafa!!! Ele é um Gato! Fui ao museo e a-m-e-i :) love museu!!! Amei teu blog!!! E acho a Carol da minha facul muito chata :( Eu sou a garota mais linda e gata do mundo e todos os garotos me amammmm! Eu sou maravilhosa, eu sou a melhor, eu sou d+++++, as OUTRAS são muito dãs! Xauuuuuuu!!

  89. sou muito lindaaa sou a fernanda! Says:

    vc é muito exibida fernada, vc é uma peida! Vai tomar banho na soda!!!

  90. vitor ferreira Says:

    vitor qrero conhecer o Museu da lingua Portuguesa

  91. Eli Says:

    Olá, Estou fazendo uma matéria a respeito da exposição que está aberta no museu da lingua portuguesa sobre Machado de Assis. Gostaria de obter contato com alguém que já foi visitar.

    Atenciosamente

    Eli Antonelli
    jornalismo@yahoo.com.br

  92. juliane Says:

    adorei visitar o museu da língua portuguesa; além da interatividade, há sempre novas exposições, eu recomendo. ^ ^

  93. Alana Says:

    Euu amei o museu alem de lindo é muito interesante

    Ameii de mais

    bjóks =D

  94. maria fernanada Says:

    o museu é lindo de due
    eu adorei fazer este trabalho sobre o museu

  95. monalisa e amabile Says:

    Nós adoramos ir ao museu esperomos voltar. Parabens

  96. monalisa e amabile Says:

    nós adoramos ir ao museu parabens por criar esse mundo maravilho da lingua portuguesa.

  97. daniela Says:

    gostei muito!

    e adorei a parte do filme!

    foi muito legal!

  98. Ma. do Socorro Says:

    Gostaria de sugerir que houvesse mais divulgação sobre trabalhos referentes a eventos, tais como,o que se fez com relação ao centenário de morte de Machado de Assis? Isso através da mídia nacional.Obrigada.

  99. monike Says:

    minha escola esta fazendo uma escursao para o museu da lingua portuguesa nao vejo a hora de ver essa maravilha mais de perto,so de olhar pelas fotos da aquela anciedade daqui a 3 dias eu vou ate mais.bjinhos.MONIKE!

  100. mary costa bueno Says:

    Visitar o Museu da Língua Portuguesa é poder sentir todos os nossos sentidos tocados pelo deslumbramento de nossa língua .

  101. mateus Says:

    ALGEM ME AJUDA AE NO TRABALHO DO MUSEU ?

  102. camila Says:

    mtoooooooooo lindoooooo ..fuii no diaa 31/10/08
    exposiçao sobre Machado de Assis ..lindooo
    ameii td …

  103. klot Says:

    PRa falar a verdade o museu é chato de mais

    E EU queria mardar um bejoss pra minhas minas

    BJOSS GATAS

  104. Rodrigo pedro da silva Says:

    mande uma mensagen para min por favor

  105. Osvaldo de Souza Says:

    Prezados Senhores,

    O museu é lindo, mas o texto precisa ser revisto com urgência.

    Muito obrigado.

  106. Flavio Luiz Says:

    Estive no museu e achei fantástico

  107. Joel Says:

    Parabens, a matéria é excelente. Porém em se tratando de um texto sobre a Língua Portuguesa o “a nível de” pegou muito mal.

  108. telma rodrigues Says:

    Estive em Sampa durante as férias no mês de Janeiro. Conheci o museu e fiquei encantada com a quantidade de informações que descobrí sobre nossa língua, nossos poetas, artistas,enfim toda nossa cultura brasileira que é tão rica e tem tanto para mostrar. Graças a Deus tive o prazer de conhecer esse espaço fabuloso. Parabéns para os governantes de São Paulo pela ousadia do projeto. Telma Rodrigues -Igarassu - PE

  109. ronaldo Says:

    ola boa noite;…. estou para levar uma turma escolar ainda esta semana para conheçer o tao famosos museu da lingua portuguesa, gostaria de saber se tem estacionamento para onibus, e se tem local para desembarque?

  110. Marcela Says:

    Eu fui no museu, mas sinceramente, não gostei de nada, não vale a pena. Achei muito pequeno, conteúdo péssimo. Eu não recomendo, e olha que eu sou estudante de LETRAS - Português/Inglês!

  111. Jeremias Extrema Says:

    Favor fornecer a agenda de programações para junho, julho, agosto de 2009

  112. Mary Says:

    Olá, Simplesmente marailhosa oportunidade de conhecer a História da nossa lingua, o museu retrata isso muito bem .Nosso objetivo era fazer um trabalho para Faculdade, mas fiquei vislumbrada com o local, a criatividade e a voz da Fernanda Montenegro narrando a história da lingua Td d bom…
    Fui

  113. gilberto flausino dias Says:

    fiquei muito feliz pela doação

  114. Telma Leite Says:

    Não conheco o Museu da Língua Portuguesa em São Paulo,mas só as colocacões de meus colegas me deixaram com àgua na boca, quanto as informacões que irei obter sobre nossa língua, nossos poetas, artistas ,enfim toda nossa cultura brasileira que tão rica e vasta. Breve, espero ter o prazer de conhecer esse espaco fabuloso. Parabenizo a todos pela audácia do projeto.

    dede já muito obrigada por este espaco.
    Telma Leite RJ

  115. audrei mendes Says:

    adorei o passeio !!!!

    se fosse p fazer outro fikaria morando la

    rsrsrsrsrs

    recomendo:sim vc ñ ira se arrepender

  116. audrei mendes Says:

    me add no orkut ae pessoal

    audrei_13_mendes@hotmail.com

  117. Marli Lima Says:

    Achei muito interessante esse site, pois nos orienta e nos prepara para ver, de forma mais detalhada e esclarecedora, como o museu é. Eu farei a primeira visita em Outubro e tenho agora a possibilidade de conhecer um pouco do muito que me aguarda. Valeu mesmo!

  118. Fabio Santos Says:

    Muiito lindo igual eu akskpksapksaksaopkpasd
    adoreei vizita vcs

  119. josefina da silva pinto Says:

    EU ADOREI O MUSEU DA LINGUA PORTUGUESA E VOU ESTAR AI TERÇA-FEIRA
    ESPEREM POR MIM UHUU!!!

  120. larissa neves Says:

    adorei em conhecer todo esse espetaculo de sao paulo

  121. Andréa Lúcia de Carvalho Says:

    Que museu maravilhoso! Fiquei encantada com sua beleza arquitetônica e a maneira como foi apresentada a Língua Portuguesa.

  122. Rosilane Mendes Says:

    Estação Luz da Nossa língua é um verdadeiro paraíso.
    Apesar que não deu pra ler toda a reportagem, fiquei satisfeita com mais um conhecimento.

  123. Stephany Says:

    Noosaa muito lindoo vou estar aí dia 28 de maioo…
    estou muito anciosa para ir…

  124. Denilson L. Souza Says:

    Visitamos o museu no dia 21/04/2010 e estamos muito maravilhado, muito ….muito felizes com nossa lingua…. Por favo visitem…

  125. ingrid e hiago Says:

    keru ir nesse museu !!!!
    VOU ESSA QUARTA E PELO Q VCS DISSERAM NAO VO ME ARREPENDER!
    hashaushaushausha

  126. Larissa Cordeiro da Silva Says:

    Bom, adoro sempre conhecer novas coisas e,especialmente sobre a minha língua, que acho ser a mais linda do mundo!
    Faço pedagogia na unesp de presidente prudente, mas um dia tenho certeza que cursarei letras, pois a literatura é minha maior paixão e, com certeza irei conhecer o museu da língua portuguesa.

  127. brenna rhaylla igor Says:

    :D MUITO BOM BONITO MAIS NÃO CONHESO NUNKA VI SO POR FOTO MESMO MESMO SE FOCE PARA MIM IR COM O SILVIO SANTOS EU NÃO IRIA

  128. Cristiane Says:

    Ameei esse conteudo de informações, faço pedagogia aqui em Barretos na unifeb, neste sábado estarei ai visitanto com minha turma concerteza vai ser uma oportunidade MARAVILHOSA.
    :D

  129. DANIELLA Says:

    GOSTARIA DE SABER SE HÁ EMPRÉSTIMOS DE LIVROS NO MUSEU .BJS!!!

  130. DANI Says:

    E´MUITO LINDO ESSE MUSEU

  131. gy Says:

    adoro ESSE MUSEU

  132. mateus pedro Says:

    Eu odeio isso eu odeio museu

  133. bruna Says:

    oizinho adorei o museu da lingua portuguesa e vou com a minha escola dia 13 ou dia 14 com a escola theodomiro emerique o meu nome é bruna e vou no museu pela terceira vez !!!♥ xau☻ ╬☻╬•◘○♦♣♠☺☻♥0

  134. indiane Says:

    eu e meu grupo de teatro estaremos ai no musel dia 30 para conheser não vejo a hora

  135. Ana Quézia Says:

    eu ja estive no museu e amei é show de bola .fui com a escola agora quero ir com a minha famila

  136. Talita Says:

    Olá, quais são os usos literários, musicais e poéticos da nossa língua?

  137. nubia Says:

    nao conheço e ja adorei

  138. Gadaga *---------* Says:

    Aqui é gadaga me add ai blz pro de zuera agoora neeh … kkkk’

    Geente é muiito legaal esse museu eu voou la um dia quem sabe neeh , kkk’

    Aqui so tem noiaa entendeeu manoo !!

  139. ludimila Says:

    eu gostei de ir ai é muito bom e pretendo ir mais vezes…

  140. ludimila Says:

    eu adorei e pretendo vou voltar ai…

  141. Adriana Says:

    Esse site é muito legal … ‘

  142. Genise Says:

    esse site é muito bom de ruim !

Deixe seu comentário